terça-feira, 7 de abril de 2020

A Páscoa como ela é.


Acho que todos os anos eu publico um texto sobre a Páscoa. A narrativa pode parecer a mesma, mas sempre temos algo a dizer dessa data que, embora tentem nos convencer disso, não  tem nada haver com chocolates e coelhos. E saber o real motivo da Páscoa irá  fazer você  perceber o quanto tentam lhe enganar.

A Páscoa como ela é
Se você é cristão e está comemorando a Páscoa é melhor esquecer os ovos e o coelhinho de chocolate. Estes símbolos não têm nada a ver com o verdadeiro significado da festa que lembra (ou deveria lembrar) o martírio ao qual Jesus Cristo foi submetido a fim de cumprir o sacrifício pelo qual seria concretizado o Plano de Salvação Eterna para a humanidade.

A Páscoa (passagem) simboliza a libertação que, por meio do sacrifício do Messias, foi proporcionada ao homem, além da vitória da vida (ressurreição de Cristo) sobre a morte. Estes são alguns dos significados da festa para os cristãos católicos e evangélicos.

Entre os judeus a Páscoa marca o êxodo (saída/libertação) do Egito, onde foram escravizados por cerca de 400 anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito rumo à “Terra Prometida”. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”.

Então, a Páscoa tem muito mais haver com Cristo do que com coelhos.

Mas de onde vieram os coelhos?
Os ovos e o coelho na verdade são símbolos de festas pagãs europeias surgidas por volta dos anos 400 Depois de Cristo (DC) que terminaram sendo incorporados ao longo do tempo à Páscoa cristã, além dos interesses comerciais. Povos germânicos cultuavam uma deusa chamada Ostera, considerada a divindade da primavera. Como culto a essa deusa, esses povos passaram a praticar a entrega dos ovos como presentes quando se iniciava a primavera.

Na Europa quando surge a estação das flores, após o inverno rigoroso, fica evidente a exuberância da flora, que, por sua vez, atrai os animais para os ciclos de reprodução. A festa da troca dos ovos ocorria durante o equinócio de primavera, entre março e abril. Neste período os coelhos reproduziam-se. Por essa razão o animal também passou a estar associado à deusa Ostera.

Com a expansão do cristianismo para a Europa a Páscoa passou a ser comemorada no equinócio de primavera. Com essa assimilação, os símbolos e os ritos antes associados à Deusa da Primavera passaram, aos poucos, a serem associados à festa da ressurreição de Cristo.

Um Cristo ressuscitado
Tenho vontade de escrever um livro falando o que o "inimigo de Deus" já fez e continuará fazendo para enganar o povo. A Páscoa com coelinhos e ovinhos de chocolate encantam principalmente as crianças que podem crescer sem nunca terem tido uma explicação real do significado da Páscoa.

Cristãos de nome, olham para as referências ao cristianismo e escondem de si mesmos as verdadeiras explicações, preferindo antes o consumo de chocolates do que rever as suas vidas.

Coelinhos e chocolates em casa é  então proibidos? De forma alguma. Mas antes de fazermos a caça aos ovinhos de chocolate. Que tal sentarmos e esclarecermos o que Jesus Cristo fez por nós? Que tal dizer simplesmente a verdade.

E se olharmos para a outra grande comemoração no cristianismo, veremos "o bom velinho de vermelho e branco" tipificando - ou tentando imitar, a Cristo.

Essa Páscoa teve algo bem diferente em todo o mundo. Estamos reclusoso em nossas casas e será  uma oportunidade única de para de enganar os nossos filhos, afinal coelho não bota ovos. A mentira já começa por aí.

Boa Páscoa.

Textos compilados de
https://observatoriodeolinda.com/a-pascoa-crista/
https://www.significados.com.br/pascoa/
E inserções pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!