quarta-feira, 20 de abril de 2016

Se você subir, eu irei me segurar em suas pernas

O título desta postagem: "Se você subir, eu irei me segurar em suas pernas", não é uma expressão nova. Lembro-me que, quando criança, já ouvia alguém falar isso. Geralmente, são pessoas que levavam a vida em pecado e quando indagado sobre a salvação, respondiam assim. Mas será que isto será possível? Será que poderemos nos abraçar as pessoas que "irão subir" e assim garantirmos a nossa entrada nos céus?

Foto: Pixabay

 Segurar nas vestes de um salvo?

Bom, temos aqui dois grandes questionamentos. Mas antes de iniciá-los, vamos dar uma olhada no versículo escolhido para esta postagem (Zacarias 8:22-23):
"E muitos povos e nações poderosas virão buscar o Senhor dos Exércitos em Jerusalém e suplicar o seu fa­vor.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as lín­guas e nações agarrarão firmemente a barra das vestes de um judeu e dirão: 'Nós vamos com você porque ouvimos dizer que Deus está com o seu povo".
Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Zacarias 8:22,23
Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Zacarias 8:22,23
O versículo 22 (E muitos povos e nações...), fala do tempo em que Jerusalém será o centro do mundo no tocante a espiritualidade. Já o versículo seguinte, trata do desespero de muitos - de todas as línguas e nações, tentarem se agarrar nas vestes daqueles que irão subir aos céus.

Como havia escrito a pouco, temos dois questionamentos aqui:

01 - Quem irá subir - ser salvo?
Por mais cômodo que seja a ideia de que, se aceitar a Cristo serei salvo e não importa mais o que aconteça de um forma ou de outra serei salvo pareça ser muito bom, devemos tomar muito cuidado com isto. Pedro, em Filipenses 3:13-14, diz:
"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus."
Note que Paulo foi um dos apóstolos que mais participaram da divulgação do evangelho de Cristo e mesmo assim, não relatava que já havia alcançado a salvação. Talvez, por sua vida e obras, já tivesse, mas este pensamento de que devemos caminhar para "ganhar o prêmio do chamado celestial", é uma atitude que todos nós que almejamos "subir" devemos tomar.

Então, mesmo sendo possível segurarmos em alguém que vai subir, fica a pergunta: Quem irá subir para que nos agarremos a estes? E se este "ir para os céus" é algo rápido e sem avisos para este momento, como me segurar em alguém 24 horas por dia? Portanto é que se diz que a salvação é algo individual.

02 - Como segurar-se em algo intangível?
Não vejo como ir para o céu em um corpo físico. Embora Cristo tenha sua ascensão aparentemente em corpo físico, não vejo que possamos habitar com ele com o mesmo corpo que temos hoje. Então a ideia de que poderemos nos agarrar as roupas das pessoas e assim "conseguirmos a salvação" é algo completamente ilógico.

Conclusão

Não será por força, nem por "jeitinho brasileiro" - indo de carona, que conseguiremos ir para o céu. Se a sua ideia de salvação depende também de outra pessoa é bom rever os seus conceitos. Uma vez, durante uma pregação, pedi que as pessoas orassem ao irem dormir, perguntado a Deus por que Ele os amava. Está pergunta já está respondida em diversos versículos. Entretanto, o auge deste questionamento é que a resposta não poderia ser um sim. Este questionamento e não uma pergunta, abrirá caminho para "uma conversa" com Deus e não simplesmente uma resposta em monossílabas. Relacionar-se com Deus é o único caminho para se obter a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!