quinta-feira, 14 de abril de 2016

Nem rico, nem pobre

O evangelho de Cristo muitas vezes é utilizado para dizer as pessoas que elas, se aproximando de Deus, terão fortuna, dinheiro, fama e em alguns casos, podem até comprar o seu "espaço" no céu. Mas o que vemos nas escrituras não é bem isso.

Foto: KlimKin - by PixaBay
 
Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.
(Provérbios 30.7-9 NVI).

O amor ao dinheiro é, talvez, o grande divisor de águas no evangelho. Pergunte durante uma pregação quem estaria disposto a largar tudo o que possui e sair apenas com uma roupa, uma sandália e uma pequena bolsa, indo pelas ruas evangelizando. Talvez, movidos pelo louvor ou por um sentimento de "eu sou um verdadeiro cristão" alguém possa levantar as mão. Mas a grande maioria, sendo casados, não deixarão a sua família, nem tão pouco o seu emprego.

Veja que, por melhores que sejam as intenções de quem porventura levantar a mão, poucos serão os que permanecerão na obra por muito tempo. Mas isso não é um problema, o problema é colocar como primeiro motivo o seu salário, ou seja, o seu dinheiro. Perguntando-se: "Mas como eu vou sobreviver e quem pagará as contas em minha casa?"

O provérbio citado acima escrito por Agu, mostra a espinha dorsal desta questão. Ele não estava preocupado com o que as pessoas poderiam dizer dele em sua vida financeira.  Sabiamente, olhou para dentro dele mesmo e viu a armadilha da riqueza e da pobreza na sua vida. Rico, poderia se tornar esnobe, empobrecido, poderia tomar atitudes que desagradariam a Deus.

A imagem usada para ilustrar esta postagem também nos remete a outra passagem que diz:
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."
(Mateus 6.19-21 NVI)

Devo então ser pobre?

Quando lemos estes versículos, podemos fazer a pergunta: "Devo então ser pobre?" Lógico que não! Deus quer que sejamos felizes em todos os aspectos da nossa vida. Mas, por um motivo que este servo inútil lhe escreve desconhece, há pessoas que lutam, lutam e lutam e não conseguem "ser ricos". Para estas pessoas o que eu posso dizer é, encontre o que lhe faz feliz, mesmo sendo aquela pequena coisa. pois se você pode ser feliz ganhando um salário mínimo, o que vai importar é a felicidade e não o dinheiro.

O grande problema é que as pessoas creditam a sua felicidade a grandes coisas ou quando pequenas, pequenos diamantes. Mas leia com atenção isso: Qual a última vez que você estava em casa e viu que estava chovendo e saiu para simplesmente se molhar na chuva? Sim, deixar tudo pra lá e sair como uma criança? Lembro-me da primeira vez que a minha filha tomou banho de chuva. Depois de 10 minutos na chuva, toda molhada, com algumas sujeiras da lama que já se apresentava nos pés e com os dedos enrugados, o que lhe fez chorar foi o fato de ter que entrar em casa. Como uma coisa simples como um banho de chuva pode trazer tanta alegria?

Conclusão

O "Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas", (Mateus 6.33 BKJ), nos dão um caminho para seguir e chegar a "riqueza" em nossas vidas.

O tão "horroroso" dízimo, repudiado por muitos irmãos, parece ser colocado na balança de Deus. De um lado, o reino de Deus e do outro, a quantia a ser entregue à igreja. Mas, se este gesto, ou qualquer outro envolvendo finanças é visto com um olhar de "estou perdendo dinheiro", neste momento, o seu "tesouro" não está no reino dos céus.

Por fim, ser rico para Deus e pobre para os homens é uma tarefa difícil, um caminho árduo a ser seguido. Não será da noite para o dia que iremos ter esta visão - eu pelo menos ainda estou buscando. Mas e você, aceita ser pobre para o mundo e rico para Deus? Como fazer para obter isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!