terça-feira, 19 de abril de 2016

Feio e desprezado. Assim era Cristo.

Peço que por 10 segundo, você feche os seus olhos e tente imaginar o rosto de Jesus Cristo. Faça isto agora.

Muito bem, ao abrir os seus olhos, provavelmente, a imagem que veio a sua mente era de Cristo, com cabelos castanhos, olhos azuis ou verdes. Pele branca e de corpo, alta estatura, afinal, era o filho de Deus. Mas, contrariando a toda as pinturas de Michelangelo, a Bíblia nos dá uma noção de que, a feição de Jesus Cristo não era assim tão bela. Quer saber o motivo? Continue lendo.

Foto: Pixabay

Isaías 53.3

Este pequeno versículo escrito pelo profeta Isaías a aproximadamente 700 anos antes de Cristo, nos indica como seria a feição de Jesus.
"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum."

Desprezado
Uma pessoa desprezada é alguém que não tem um convívio social abundante. Fala sobre uma pessoa com poucos ou nenhum amigo.

Rejeitado entre os homens
Jesus - antes do início do seu ministério,  deveria ser aquela típica pessoa que as demais não gostariam de sua companhia. Imagino, que até mesmo ao tentar chegar a um grupo de amigos, estes se dispersavam e o rejeitavam.

Dores e experimentado nos trabalhos
A profissão de Jesus provavelmente era a carpintaria já que seu pai na terra - José, era carpinteiro. A expressão "experimentado nos trabalhos" talvez faça alusão a calos, cortes e feridas provocadas pelo uso de ferramentas e farpas de madeiras que inevitavelmente o machucavam.

Escondiam o rosto
Sabe a situação de você falar com alguém e esta simplesmente virar o seu rosto fingindo que a conversa não era com ele? Pois é, a princípio, isto ocorreu com Jesus Cristo.

Fizemos caso algum
Sabe aquela sensação de solidão? Mas a pior delas que é a solidão em meio a uma multidão. Cercado de pessoas, mas mesmo assim não temos alguém para conversar. Se este é o seu caso, alegre-se, Jesus Cristo também passou por isso.

Não sabemos bem como foi a adolescência e juventude de Jesus. Mas sabemos que, através deste versículo, que Ele não era uma pessoa de formosura física. Tinha problemas de relacionamento com outras pessoas e era desprezado (se ler novamente o versículo acima, verá que o "desprezo" é citado duas vezes).

Não precisamos de beleza, precisamos de obediência

Quantos de nós desejamos falar do amor de Jesus Cristo e nos deparamos com a nossa imagem no espelho e pensamos: "Eles irão rir de mim." Quantas vezes, deixamos de falar algo para alguém por não nos sentirmos aparentemente bem e acabamos deixando passar o que seria talvez um divisor entre a felicidade ou a ruína de uma vida?

Saiba que, Jesus Cristo, poderia ter nascido em qualquer família. Poderia ter vindo como filho de Pilatos, Herodes ou qualquer outro príncipe da época. Mas veio como filho de um carpinteiro e de uma dona de casa. E, em sua entrada triunfal em Jerusalém, poderia ter feito isto montado em um cavalo imponente, quem sabe um Corcel. Mas não, veio em um jumento que nem Dele era, era emprestado.

Fico imaginando pastores escolhendo o seu terno antes das pregações perguntado se este ou aquele lhe caberia bem. Terno este que as vezes, custa uma parcela significativa do aluguel de onde está a igreja. E quando a igreja se encontra em dificuldade e pedi aos irmãos para fazer um bazar, nenhum destes ternos será destinado a isto - a não ser aquele do tempo em que ia para as praças pregar o evangelho genuíno embaixo do sol.

Fazer a vontade de Deus, não está atrelado a uma condição física. A uma posição social, ou marca de roupa. A cabelos penteados ou um rosto liso pós barba. Quando escrevo este texto por exemplo, estou sem camisa, barba por fazer e com um short velho, manchado e descosturado nas pernas. Mas não é por isso que vou parar o meu pensamento, pois bem sei que se não hoje, algum dia, alguém irá ler este texto e ter a certeza que buscava algo assim para que desperte o amor a Palavra de Deus e passe a falar desse amor mesmo sendo, ..."desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos [DE VOCÊ] caso algum."

A imagem e semelhança de Cristo

Meus amados irmãos e irmãs. A imagem e semelhança de Cristo nada mais é que uma indicação de que devemos ser como Cristo foi em essência e não em aparência. Amar, perdoar, falar com Deus, buscar o bem do próximo mesmo que nesta busca sejamos nós o maiores prejudicados.

Agora para finalizar, peço que repita o processo do início deste texto. Mas, agora ao fechar os olhos, imagine a si mesmo, veja o seu retrato e saiba que a melhor imagem de Cristo pode ser a sua vida, então viva para ser você também um Cristo.

Deus abençoe a todos.

Autor: Lucas Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!