Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv publicaram um estudo indicando que nós aparecemos pela primeira vez no planeta, na região do Levante (região que compreende Síria, Jordânia, Israel, Palestina e Líbano ), há 400 mil anos, provavelmente a partir de uma pressão evolucionária causada sobre a espécie que nos antecedeu o Homo erectus, após a extinção dos elefantes naquele canto do mundo. De acordo com o arqueólogo Ran Barkai, “quando os elefantes desapareceram, o Homo erectus foi obrigado a buscar outros alimentos e teve que desenvolver uma agilidade mental e instrumentos que não tinha antes”.
A hipótese está apoiada nas descobertas feitas sucessivamente a partir de escavações iniciadas no ano 2000 na caverna de Qesem, na cidade de Rosh Haain, em Israel. Mas foi só no ano passado que a equipe do departamento de Arqueologia daquela universidade anunciou ter encontrado indícios de que o Homo sapiens já existia há 400 mil anos (o que representa 200 mil anos antes do que se supunha), e de que surgiu na Ásia e não na África, conforme se imaginava.
“Desde a descoberta, há um ano, fizemos um trabalho de integração de todos os dados e chegamos à conclusão que a nutrição é a chave do enigma. O Homo erectus comeu elefantes durante 1 milhão de anos. Instrumentos mais sofisticados e menores são associados ao Homo sapiens“, explica Barkai.
Na caverna de Qesem foram encontrados artefatos sofisticados como pequenas facas, restos de dentes humanos e partes de outros animais em camadas nas quais já não era possível encontrar restos de elefantes. O Homo erectus não desenvolveu, até onde se sabe, ferramentas sofisticadas como as encontradas em Israel.
Outro fator que corrobora com as hipóteses levantadas pelos arqueólogos israelenses é o fato de que se observou esse mesmo padrão de desenvolvimento do Homo sapiens na África, em regiões onde os elefantes também se tornaram extintos.
Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/cearacientifico/?p=345
Nossas considerações
Mais uma vez "a ciência" irá voltar atrás em suas afirmações. Depois irão encontrar ossadas mais antigas ainda e o "homem" mais antigo será outro. Uma das melhores imagens para a humanidade deveria ser esta:
Modificada de: http://www.viralizou.com.br/2011/12/teoria-da-evolucao/ |
http://globoesporte.globo.com/platb/brunomarques/tag/coluna-do-romulo/ |
Se esse estudo for verdadeiro vai mudar o que sempre estudamos, que o homem surgiu na África. Mas, os avanços e descobertas são necessários e estranham no começo, por exemplo com a descoberta de novos planetas do sistema solar eu acabo que nem sei quantos planetas existem, já que quando eu estudei se sabia que tinham 9 planetas e hoje sabe-se que existem mais.
ResponderExcluir