terça-feira, 27 de março de 2012

Técnicas de persuasão e lavagem cerebral utilizadas pelas igrejas

Foto: http://www.sxc.hu/photo/1254880
Minha esposa me mostrou um texto com o título:
Técnicas de persuasão e lavagem cerebral utilizadas pelas igrejas

Curioso sobre o assunto, fui até o blog. E após a leitura, não poderia deixar de comentar. Entretanto, como não sei se o mesmo será publicado, indico o blog com o texto e abaixo o meu comentário para que aqueles que acreditam em algo maior em nossas vidas possam também participar.


Blog
http://expandiraconsciencia.blogspot.com.br/2012/01/tecnicas-de-persuasao-e-lavagem.html


Meu comentário
Olá Atena,

Acho que generaliza o seu texto e também deixa de lado os benefícios do processo.

Nem todos os pastores usam destas técnicas, pelo simples fato de que 95% destes não tem formação em psicologia ou algo que o valha. Se fores conversar com alguns pastores e outros que pregam nas igrejas, perceberá que até mesmo pecam no português. Então como explicar que estes - sem estudo algum, simplesmente incorporam uma peça teatral de técnicas que são aprendidas nas universidades? Se disser que isto ocorre por acaso, então o diploma de um psicólogo não valerá nada já que um qualquer, usa de técnicas aprendidas por 05 anos em cursos superiores.

Outro fator importante - e não mencionado por você em seu texto, é que, hipnotizados ou não, muitos deixam as suas vidas de transgressões. Na igreja que frequento - Canaã-Fortaleza-Ceará, há um senhor que era traficante. Ciente da lei, mandava o seu filho matar quem ele desejava. O motivo, seu filho tinha 15 anos, desta forma, não seria preso.
Certo dia, este senhor entra na igreja, escuta uma única vez o sermão, chora inconsolavelmente e decide deixar a sua vida de crimes. Me aponte um psicólogo que em 02 horas mudaria a vida de uma pessoa assim.

O que dizer então de pessoas que vieram doentes e pela FÉ/ autosugestão, refazem os exames e tem um laudo que indica não haver mais a doença? Se isto então é possível pela hipnose/ lavagem cerebral, então estes - pastores inescrupulosos, estão servindo de ajuda para diversas pessoas.

Nem todos os pastores são assim. A maioria dos televangelistas se preocupam com a teologia da prosperidade e pregam a felicidade da vida através do dinheiro. Mas temos também, pastores sérios que viajam sertões a dentro, entram na cracolândia, sobem morros cariocas com uma Bíblia embaixo do braço e pregam o evangelho. E conseguem, ao seu modo, resultados únicos.

A lavagem cerebral se apresenta também nos big-brothers da vida. Programas policiais. Filmes pornôs. Comerciais de TV, enfim, vivemos sendo manipulados. O que acontece conosco depois disso? Nos tornamos pessoas melhores ou piores? Cabe a cada um de nós procurar o que nos faz feliz e não sair apedrejando a felicidade dos outros.

Lucas Filho




4 comentários:

  1. Já vi o post dessa Senhora que se acha muito esperta, mas veja bem, se é uma técnica ou não, ela esta sendo usada em 90% dos casos para o bem, assim como vc mencionou em seu comentário que muda a vida de muitas pessoas, assim como pode existir essa técnica, a Sra. Atena pode considerar o post dela como uma lavagem cerebral para aqueles que por algum motivo estão fracos na fé como modo de desviar-lhes dos caminhos de nosso Rei Cristo Jesus.

    "Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha." Lucas 6:47,48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Encarte, obrigado por comentar. Perfeita a sua visão.

      A paz.

      Excluir
  2. Por que todos insistem em pedir tanto dinheiro então? Já existe isenção de imposto... Não precisa pagar nada para ter fé! Sou judeu e nunca vi um rabino pedir dinheiro em um sermão, todos trabalham para se sustentar! Acho uma vergonha e um crime o que vocês estão fazendo!!! Tenho certeza que essa mensagem vai ser apagada, isso só comprova mais a transparência que não existe com vocês!!! Vão todos queimar nos quintos dos infernos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo", obrigado por comentar. Primeiro desculpas pela LONGA demora em lhe responder, os comentários estavam desativadas em meu blog e não recebia mensagens, desculpe mais uma vez.

      Sobre ..."pedir tanto dinheiro...", bem não cabe a nós dizer que TODOS pedem dinheiro. Já frequentei uma igreja que tinha 120 congregações e todos os pastores tinham que trabalhar para assumir uma congregação.

      Já li relatos de uma igreja que coloca todos os domingos um balancete mostrando quanto a igreja tem em caixa, suas despesas e quanto devem arrecadas para pagar as contas e fazer caixa emergencial.

      Como pode ver acima, nem TODOS pedem dinheiro. Mas pedir dinheiro não é o problema. Seu templo para as contas de água, luz, pessoal com que, fé? Claro que não. O problema não é pedir dinheiro, mas sim demonstrar em que está sendo gasto. Quer ver um exemplo legal, acesse este link:

      https://youtu.be/IJSUAOUFheA - um pastor que usou dízimos e ofertas para construir casas para os fiéis... pergunto: Sendo judeu, tua igreja já fez isso?

      COmo pode ver meu irmão, existem cristãos e Cristãos. E se este pastor não tivesse pedido ofertas, como construiria as casas?

      A paz.

      Ps: Sua última frase não é condizente com um judeu.

      Excluir

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!