terça-feira, 27 de março de 2012

Técnicas de persuasão e lavagem cerebral utilizadas pelas igrejas

Foto: http://www.sxc.hu/photo/1254880
Minha esposa me mostrou um texto com o título:
Técnicas de persuasão e lavagem cerebral utilizadas pelas igrejas

Curioso sobre o assunto, fui até o blog. E após a leitura, não poderia deixar de comentar. Entretanto, como não sei se o mesmo será publicado, indico o blog com o texto e abaixo o meu comentário para que aqueles que acreditam em algo maior em nossas vidas possam também participar.


Blog
http://expandiraconsciencia.blogspot.com.br/2012/01/tecnicas-de-persuasao-e-lavagem.html


Meu comentário
Olá Atena,

Acho que generaliza o seu texto e também deixa de lado os benefícios do processo.

Nem todos os pastores usam destas técnicas, pelo simples fato de que 95% destes não tem formação em psicologia ou algo que o valha. Se fores conversar com alguns pastores e outros que pregam nas igrejas, perceberá que até mesmo pecam no português. Então como explicar que estes - sem estudo algum, simplesmente incorporam uma peça teatral de técnicas que são aprendidas nas universidades? Se disser que isto ocorre por acaso, então o diploma de um psicólogo não valerá nada já que um qualquer, usa de técnicas aprendidas por 05 anos em cursos superiores.

Outro fator importante - e não mencionado por você em seu texto, é que, hipnotizados ou não, muitos deixam as suas vidas de transgressões. Na igreja que frequento - Canaã-Fortaleza-Ceará, há um senhor que era traficante. Ciente da lei, mandava o seu filho matar quem ele desejava. O motivo, seu filho tinha 15 anos, desta forma, não seria preso.
Certo dia, este senhor entra na igreja, escuta uma única vez o sermão, chora inconsolavelmente e decide deixar a sua vida de crimes. Me aponte um psicólogo que em 02 horas mudaria a vida de uma pessoa assim.

O que dizer então de pessoas que vieram doentes e pela FÉ/ autosugestão, refazem os exames e tem um laudo que indica não haver mais a doença? Se isto então é possível pela hipnose/ lavagem cerebral, então estes - pastores inescrupulosos, estão servindo de ajuda para diversas pessoas.

Nem todos os pastores são assim. A maioria dos televangelistas se preocupam com a teologia da prosperidade e pregam a felicidade da vida através do dinheiro. Mas temos também, pastores sérios que viajam sertões a dentro, entram na cracolândia, sobem morros cariocas com uma Bíblia embaixo do braço e pregam o evangelho. E conseguem, ao seu modo, resultados únicos.

A lavagem cerebral se apresenta também nos big-brothers da vida. Programas policiais. Filmes pornôs. Comerciais de TV, enfim, vivemos sendo manipulados. O que acontece conosco depois disso? Nos tornamos pessoas melhores ou piores? Cabe a cada um de nós procurar o que nos faz feliz e não sair apedrejando a felicidade dos outros.

Lucas Filho




Um comentário:

  1. Já vi o post dessa Senhora que se acha muito esperta, mas veja bem, se é uma técnica ou não, ela esta sendo usada em 90% dos casos para o bem, assim como vc mencionou em seu comentário que muda a vida de muitas pessoas, assim como pode existir essa técnica, a Sra. Atena pode considerar o post dela como uma lavagem cerebral para aqueles que por algum motivo estão fracos na fé como modo de desviar-lhes dos caminhos de nosso Rei Cristo Jesus.

    "Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha." Lucas 6:47,48

    ResponderExcluir

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!