terça-feira, 3 de maio de 2016

Jesus ou Barrabás?

Uma vez me disseram que a Bíblia está cheia de mensagens, que quando você a ler em oração compreendemos coisas que nos faz somente acreditar que a leitura da Bíblia é algo espiritual e não carnal (normal). Já parou para ver a simbologia que ouve na troca de Barrabás por Jesus frente a Pôncio Pilatos?

Foto: PixaBay

Quem era Barrabás

Barrabás (do aramaico: Bar Abbas, "filho do pai") nasceu na cidade de Jopa, ao sul da Judeia. Tinha a profissão de remador de botes e foi contemporâneo de Jesus Cristo. É um personagem citado no Novo Testamento, no episódio do julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos.

Era integrante de um partido judeu que lutava contra a dominação romana denominado zelote. Seu grupo agia através de ataques às legiões como meio de fustigar as forças invasoras dominantes. Foi preso após um ataque a um grupo de soldados romanos na cidade de Cafarnaum, onde possivelmente um soldado foi morto. "E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinadores, tinha num motim cometido uma morte." (Marcos 15:7)
Fonte: http://bibliacuriosa.blogspot.com.br/2013/11/quem-era-barrabas-e-o-aconteceu-com-ele.html

A troca

Convido você a leitura de toda a parte que trata deste evento (Mateus 15.1:15) antes de continuar a descrever sobre a mensagem. Se já conhece o contexto vá direto ao próximo tópico.
  1. Logo pela manhã entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, escribas e todo o sinédrio e, maniatando a Jesus, levaram-no e entregaram-no a Pilatos.
  2. Pilatos perguntou-lhe: És tu o Rei dos Judeus? Respondeu Jesus: Tu o dizes.
  3. Os principais sacerdotes fizeram-lhe muitas acusações.
  4. Pilatos tornou a perguntar-lhe: Nada respondes? vê quantas acusações te fazem.
  5. Mas Jesus nada mais respondeu, de modo que Pilatos se admirava.
  6. Por ocasião da festa o governador soltava um preso, a pedido do povo.
  7. Havia um chamado Barrabás, preso com outros sediciosos, os quais em um motim haviam feito uma morte.
  8. Chegando o povo, começou a pedir a graça que lhe costumava fazer.
  9. Disse-lhe Pilatos: Quereis que eu vos solte o Rei dos Judeus?
  10. Pois ele percebia que por inveja os principais sacerdotes o haviam entregado.
  11. Mas estes instigaram a multidão, para que Pilatos lhes soltasse antes a Barrabás.
  12. Pilatos tornou a dizer-lhes: Que farei, então, daquele a quem chamais o Rei dos Judeus?
  13. Eles clamaram de novo: Crucifica-o!
  14. Disse-lhes Pilatos: Pois que mal fez ele? Mas clamaram cada vez mais: Crucifica-o!
  15. Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhe a Barrabás e, depois de mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

A mensagem

Notem que, desde a sua prisão, Jesus Cristo pouco falou. Se antes tivesse clamado por misericórdia, provavelmente, Pilatos o teria libertado. E mesmo sendo trocado por Barrabás, nada falou contra. Era sua missão.

Barrabás representa o que há de mais podre neste mundo: o pecado. Veja que Jesus Cristo foi acusado e açoitado e depois morto injustamente por um crime que não cometeu. Mas, no lugar de Barrabás - o pecador, foi condenado, morto e sepultado.

Você e eu, somos "Barrabás". Pois foi por nós que Cristo morreu. E veja que, momentos antes de consumar a sua missão, um dos prováveis amigos de Barrabás, pediu que Jesus lembrasse dele no paraíso, mostrando que, mesmo nos últimos instantes de nossas vidas, podemos clamar por Ele, sendo nós meros pecadores.

Conclusão

Fariseus e publicanos incitando o povo a clamarem por Barrabás, representam os falsos profetas dos dias de hoje que, mesmo vendo tudo o que Jesus fez (faz), insistem em direcionar os seus membros a tomarem atitudes que vão ao contrário do que Deus deseja para todos nós.

Esta mensagem da troca de Barrabás por Jesus, nos mostra o quanto Jesus Cristo foi desprezado nos seus dias na terra, pois mesmo com muitos milagres e maravilhas, muitos não creram Nele - embora isto fosse necessário.

E hoje, muitos "Barrabás" estão por aí, levando as suas vidas em pecado. Mas preste bem atenção: Quando, um dia, clamarem o seu nome para que você seja libertado, olhe para o mundo e diga que não. Que você é que deve levar a sua cruz.

A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!