quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"Estupro... às vezes é certo."

FreePik
Preciso de sua ajuda. Na Índia, duas adolescentes foram enforcadas em uma árvore após terem sofrido um brutal estupro coletivo na porta de casa, e um ministro do governo simplesmente respondeu aos protestos dizendo que estupro "é um crime social… às vezes é certo, às vezes é errado". 

Isso é nojento! Mas esse não é um caso isolado. Eu mesma já fui atacada na frente de policiais de alto escalão e nada foi feito. Eu conheço o sistema, e ele tem fracassado com as mulheres da Índia. Mas acredito que podemos mudar isso juntos.

O novo líder do meu país foi eleito com a promessa de reconstruir a cidade sagrada de Varanasi, sua base eleitoral, e torná-la um grande pólo turístico. Se fizermos um apelo global de milhões de vozes pela proteção das mulheres e inundarmos a cidade do primeiro-ministro Modi com anúncios publicitários da nossa campanha, ele será forçado a fazer algo para manter seu eleitorado satisfeito e salvar suas ambições de turismo.

Uma campanha com anúncios publicitários como essa nunca aconteceu na Índia. Mas estamos falando de uma crise nacional que exige ações drásticas. Assine agora – vamos juntar 2 milhões de assinaturas e exigir que Modi proteja as garotas e mulheres da Índia:

https://secure.avaaz.org/po/womanifesto_modi_ob/?bvtSqib&v=41931

Quando as adolescentes, uma de 14 e outra de 15 anos, desapareceram, o pai de uma delas foi até a polícia e implorou de joelhos na frente dos policiais por ajuda. Eles riram do homem e mandaram-no de volta para casa. Tal negligência chocante da polícia acontece com inúmeras famílias que estão passando por uma situação terrível como esta em toda a Índia. Após a revolta da comunidade internacional, cinco homens foram finalmente presos e dois policiais foram afastados. Mas a cada 22 minutos uma mulher é estuprada na Índia e a polícia, o judiciário e mesmo os ministros de Estado estão todos fazendo um péssimo trabalho!

Antes das eleições, houve vários protestos exigindo atitudes imediatas para acabar com a violência contra a mulher e especialistas escreveram o "Womanifesto" -- um plano de ação por reformas imediatas contra a epidemia de estupros. O plano inclui legislação, policiamento, apoio médico e psicológico, e, acima de tudo, educação pública. Os grandes partidos políticos da Índia apoiaram o manifesto, exceto o partido de Modi que simplesmente o ignorou.

A própria equipe de funcionários de Modi apoia o plano, por isso agora só precisamos que ele coloque as medidas do Womanifesto em prática.

Modi ainda não se pronunciou sobre o insulto do seu colega ministro, mas o presidente indiano deu uma declaração de que este novo governo terá uma "política de tolerância zero com a violência contra a mulher." Vamos criar uma petição gigantesca e inundar as ruas de Varanasi com anúncios pela execução imediata desse plano de ação. Assine agora:

https://secure.avaaz.org/po/womanifesto_modi_ob/?bvtSqib&v=41931

O choque de ver esta foto pode nos paralizar de tanta tristeza, ou pode nos levar a fazer algo. Mulheres em todas as partes do meu país estão exigindo o fim dessa cultura de estupro e lutando para conseguir igualdade e segurança para todos. Por favor una-se a nós pelo fim da violência!

Com esperança,

Alaphia e a equipe da Avaaz



Mais informações
Adolescentes dalits são estupradas e enforcadas na Índia (Terra)
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/adolescentes-dalits-sao-estupradas-e-enforcadas-na-india,802bdcaafb546410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Duas raparigas de 14 e 16 anos violadas e enforcadas na Índia (Público)
http://www.publico.pt/mundo/noticia/duas-raparigas-de-14-e-16-anos-violadas-e-enforcadas-na-india-1637944

Policiais são afastados em caso de jovens estupradas e enforcadas na Índia (O Globo)
http://oglobo.globo.com/mundo/policiais-sao-afastados-em-caso-de-jovens-estupradas-enforcadas-na-india-12643875

Estupro coletivo e enforcamento de adolescentes gera indignação na Índia (BBC)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140530_estupro_enforcamento_india_rb.shtml

Político indiano diz que estupro “às vezes é certo” (Estadão)
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,politico-indiano-diz-que-estupro-as-vezes-e-certo,1506120

Ministro ironiza imprensa ao ser questionado sobre caso de estupro na Índia (IG)
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-05-30/ministro-ironiza-imprensa-ao-ser-questionado-sobre-caso-de-estupro-na-india.html



A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 38 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Para entrar em contato com a Avaaz, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!