segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aprendendo sobre Deus - 01 (imagens)

FreePik

Este versículo encontra-se no Antigo Testamento (AT). O profeta Ozeias fala ao povo de Israel que devido a sua proximidade com outros povos, acabava incluindo em sua adoração outros "deuses". E assim, acabava cometendo o pecado da idolatria. Que pode ser entendido como colocar outro no lugar de Deus.

Muitas podem até alegar que estes "pedaços de pau" eram divindades criadas pelos outros povos, mas hoje, não temos isto em nosso meio espiritual, entretanto, tanto o Antigo Testamento (AT) como o Novo Testamento (NT), nos traz diretrizes de como a humanidade deveria proceder para ter uma vida voltada à Deus.

Vamos analisar os versículos:
"Meu povo consulta o seu pedaço de pau"
Este versículo mostra que o povo consultava imagens esculpidas e que outrora também poderia ser interpretado por imagens ou até mesmo referência a outros elementos como árvores, plantas, sol, lua e estrelas. A expressão "pedaços de pau", volta-se a questão idólatra do tempo em que vivia Ozeias, mas uma adequação do termos pode e deve, ser usado hoje onde pessoas alegam que Deus está em todas as coisas sendo estas o próprio Deus. Por exemplo, ao olhar uma cadeira, algumas pessoas podem ver Deus neste objeto.
Podemos então concluir que a expressão "pedaço de pau" equivale a qualquer objeto que tem como finalidade se colocar no lugar de Deus.

"...e o seu cajado lhes faz revelações..."
O cajado é uma forma de expressar um instrumento que, de posse da "divindade", tem o poder de realizar milagres (revelações). É como imagens de pessoas - ditas como santos, que erguem as suas mãos para o fiel. Estas mãos seria como "o cajado".

As "revelações" seriam então os resultados da oração a estes ídolos. Deus, através do profeta Ozeias, afirma que é possível receber milagres (revelações) com esta prática o que torna esta idolatria tão perigosa para os fieis.

"... porque o espírito de infidelidade o perde e eles se prostituem..."
O "espírito da infidelidade" fala a respeito de traição. E quem trai mente. Então com a mentira que que é Deus que está realizando o milagre, os fieis ficam sempre tornando está prática comum, ou seja, se prostituindo ao "espírito da infidelidade" colocando o mesmo no lugar de Deus.

"...afastando-se de Deus."
E a consequência deste ato é o afastamento de Deus. Do Deus verdadeiro, que ama a todos, mas não forcará ninguém a amá-lo.
Não queremos aqui ferir a religião de ninguém, mas também não podemos ser omissos e não querer mostrar -  através do Espírito Santo de Deus, a verdade que está na palavra de Deus (a Bíblia).

Sinta-se a vontade para discordar e comentar sobre o que aqui está escrito. Prove-me que estou errado, mostre-me que sou eu que estou enganado, mas faça alguma coisa pois é a sua alma ou a minha que está em jogo.


Que a paz do Senhor esteja convosco.
Lucas Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!