sábado, 23 de fevereiro de 2013

Onde está Deus?

Divulgação

Partindo da foto que ilustra a nossa postagem de hoje, compartilhada por um dos meus irmãos - de sangue, em seu perfil no “FaceBook”, alguns comentários me fizeram pensar sobre a frase estampada na parede: "Deus está em você, não na igreja". E isto me fez refletir sobre como nós vemos Deus, de um simples elo entre história e vida ou o tudo maior que tudo.

Já fazia um bom tempo que este texto vinha e pairava sobre a minha cabeça, mas nestas últimas semanas resolvi iniciar a escrevê-lo, não como uma resposta aos comentários, mas a pergunta central: Onde encontro Deus?

Para os que acreditam em Deus é muito perigoso acreditar em sua existência mas, não compartilhar dos seus ensinamentos. E a Bíblia é o ponto de partida para nos levar ao caminho que Deus quer que sigamos. Então, se acredito em Deus, devo passar a conhecê-lo de fato e não só usar jargões éticos e fazer uso do achismo para me desviar do que pode representar o meu futuro espiritual.

Um Deus de fácil compreensão

A famosa frase de Jesus Cristo durante a sua crucificação: "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem" (Lc 23,34), nos remete a entender que nós seres humanos não olhamos para as coisas divinas da mesma maneira. De um lado, um ladrão que duvidava de Jesus Cristo sugerindo que se fosse Jesus filho de Deus, deveria então salvar-se. Do outro lado, o outro ladrão – que se arrependeu, pediu a Jesus que se lembrasse dele ao entrar no paraíso. Assim como neste episódio, temos visões diferentes sobre Deus. Alguns só o enxergam na natureza como criador de todas as coisas. Já outros um Deus amoroso que não castiga ninguém e ao final de tudo levará todos – santos e pecadores, para o tão sonhado paraíso. E ainda há aqueles que, se Deus fez o que fez com o seu filho, o que fará então conosco no Dia do Senhor.

Além disso, temos “o mundo” colocando a frase: “Deus é amor”, “tudo é permitido”, “aproveite o momento” e isto em todos os lugares inclusive em propagandas em diversos meios de comunicação como vemos abaixo:


Divulgação


Desta forma, pintamos em nossa mente fértil, um Deus que não se importa com a visão que temos Dele. O que importa é falar sobre Ele, não importa como. O que importa é acreditar Nele – mesmo sem conhecer bem este Deus que acredito.

Deus, onde estás?

É muito cômodo alegar que basta Deus estar presente em nossa mente ou no que vemos. É fácil nos escondermos por trás de frases de efeito criadas por pessoas que nunca tiveram uma experiência real com Deus. Pois aqueles que tiveram, dizem: “Saiam de suas casas com alegria, louvem ao Senhor dos exércitos e espalhe a sua felicidade nas congregações.”

A busca de nossa identidade espiritual vai de encontro com o nosso comodismo. Achar que basta acreditar em Deus e ficar em casa assistindo o lixo televisivo de domingo a tarde é pura falta de compreensão de quem é Deus. Achar que Deus só precisa de nós nos finais de semana onde não vemos a hora de sair da igreja para ir a uma pizzaria é, a meu ver, blasfêmia. Ficar usando de objetos e firulas para entrar em contato com Deus mais parece rituais pagãos do que uma forma de alcançar alguma resposta de Deus.

O versículo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos. 12: 1-2), nos faz entender que o “culto racional” nada mais é do que a reunião de pessoas em prol de um bem maior: louvar a Deus – pois foi para isto que fomos criados. Então como podemos fazer isto se não for dentro de igrejas junto a outros irmãos, compartilhando experiências divinas de como Deus nos ajuda e como também carecemos de ajuda de outros irmãos através de orações?

Será que Deus, estando em toda parte, é tão simplista a ponto de não querer uma intimidade com a obra-prima de sua criação? Será que basta a nós um simples: "eu acredito em Deus" e pronto?

Reconheço a limitação de muitas pessoas que se recusam a simplesmente entrar em uma igreja evangélica. Há o medo de ser “hipnotizado pelo pastor” e passar a entregar os seus bens à igreja. Já outros acreditam que umas visitas o farão mudar de religião passando a negar tudo o que passaram a vida acreditando. E o que dizer do medo de “manifestações demoníacas” que o visitante pode desempenhar no fatídico dia? Hipócritas! Querem receber de Deus o melhor mas não podem se quer dar o mínimo de adoração à Deus.

Mas, e se tudo que acreditamos hoje, não for a verdade? Será que valerá apena ter o futuro espiritual destruído por causa de um clichê mundano? Valerá apena nos resguardar de novas experiências com Deus por sermos orgulhosos demais em aceitar um convite para uma visita a uma igreja evangélica? Sabe qual o maior medo de pessoas que levam esta frase no peito? Medo de estarem errados. Medo de terem que abandonar os seus vícios, suas acomodações, e participando de uma religiosidade superficial onde tudo é permitido pois vou pagar no purgatório, não tenho o menor interesse de mudar a minha vida.

Os ensinos de Jesus Cristo

Faço uma pergunta bem simples: Qual o tema central das mensagens de Jesus Cristo? Amor? Vida? Engana-se se acha que foi uma dessas. Jesus Cristo fala sobre arrependimento. De deixar a nossa vida de pecados e nos mostrar que há sim uma punição para aqueles que não seguirem os seus estatutos. Se não fosse assim, se não houvesse punição para os nossos atos, poderíamos jogar fora o livro de Apocalipse.

Uma outra coisa que Jesus nos ensinou foi sobre o ensino. Ele se locomovia, ora andando outrora de barco até chegar a lugares onde ensinava sobre Deus. E como estão os nossos estudos sobre aquele que criou os céus e a terra? Será que apenas saber alguns nomes é o suficiente? Com certeza não, pois Deus é muito mais que tudo isto. E se Ele é mais do que imaginamos, então não seria lógico aprender mais sobre Ele? Seria mais lógico ainda acreditando na existência de Deus – o bem, então também temos o mal. E se este mal não desejar que aprendamos sobre o bem? Se manipular a verdade para que esta não chegue até você ou chegue de uma forma favorável a você para que, acreditando “na sua verdade” não irá atrás da verdade absoluta. Mas Deus não é todo poderoso e tudo pode? Sim! Então como deixa o mal enganar tanta gente? Se você se fez esta pergunta, então precisa conhecer mais sobre Deus e o que Ele espera de você. Tá na hora de aprender mais sobre a Bíblia.

Conclusão

Deus não está SÓ dentro de você, mas também a ideia do panteísmo onde Ele é tudo – árvores; flores; cadeiras; mesas, deve ser retirada de nossa mente o mais rápido possível. E o fator “inocência” que deverá assegurar a tão sonhada vida eterna concretizada no “Dia do Senhor”, deve ser repensada, pois muitos são chamados a conhecer este Deus verdadeiro e autossuficiente mas se negam como se Deus fosse puni-los ali, ao entrar na igreja.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos. 12: 1-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!