sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Temperatura da Fé

FreePik

O que acontece com você quando você ora? E quando vai a igreja e escuta o sermão? E quando louva? E quando acorda pela manhã? Muitas vezes temos reações diferentes, mas uma única deveria ser a resposta: Felicidade!


Hoje pela manhã acordei me lembrando de uma conversa sobre como eu me sentia feliz por ter aceitado Jesus e por vivenciar como Ele realmente é. A conversa, bem informal, era com um pastor - não da igreja que me congrego. Então estavam lá, o pastor, minha esposa, uma amiga - também evangélica e eu. Me lembro que o meu coração palpitava cada vez mais forte a medida que a conversa avançava. Falei então do que estava no meu coração:
"Eu não entendo como um 'irmão' pode passar por outro e não sorrir, não desejar a paz do Senhor, nem ao menos um bom dia. Será que não sentem a felicidade dentro dos seus corações?"
E para a minha surpresa veio a resposta do pastor:
"Mas é assim mesmo. Com o tempo, a fé esfria. Você vai passar por isso também, pois você é novo na fé."

No momento, não tive resposta alguma. Era "novo na fé" e responder a um pastor não me pareceu muito sábio na hora, por respeito a sua posição e por não saber muito sobre este novo mundo.

Na Bíblia

Encontrei alguns blog de outros irmãos que me ajudaram a ver melhor este fato. E para isto convido a leitura do texto abaixo que descreve o perfil da igreja de Laodicéia citada em Apocalipse 3. 14-22.
"A igreja tinha a cara da cidade. Em vez de transformar a cidade, ela tinha se conformado à cidade. Laodicéia era a cidade da transigência e a igreja tornou-se também uma igreja transigente. Os crentes eram frouxos, sem entusiasmo, débeis de caráter, sempre prontos a comprometerem-se com o mundo, descuidados. Eles pensavam que todos eles eram pessoas boas. Eles estavam satisfeitos com sua vida espiritual." [1]
A descrição da igreja caiu como uma luva sobre o que eu imaginei como seria alguém que não sinta a presença de Deus de forma incondicional. Me parece mais do que o resultado de tempo que faz com que as pessoas esfriem na fé, mas a própria falta de fé. Se tenho fé o suficiente em Deus, acredito em todas as suas maravilhas devo sempre ficar feliz com isto, pois coloco a certeza de que Ele faz tudo para o nosso bem. Então, mesmo que os nossos olhos mortais não vejam a bondade de Deus - que ocorre quando passamos por dificuldades, deveríamos nos alegrar pois temos a certeza de que tudo conspira ao nosso favor.

Mas ao crente frio ainda há compaixão de Deus, pois este pode ser tocado por uma pregação, uma frase, um versículo e assim se libertar das algemas que lhe seguram. Já o crente morno - o indiferente, é tratado de uma maneira mais áspera por Deus como podemos ver em Apocalipse 3: 15-16.
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da Minha boca;"
Então o que nos faz pensar ao ler este texto é justamente uma meditação de como reagimos aos sinais que Deus nos dá todos os dias. Pela vida corrida que temos só pensamos em Deus na hora do desespero. Só oramos quando estamos escondidos no meio da multidão da igreja. Só saudamos - "a paz do Senhor", aquelas pessoas que conhecemos intimamente. Mas nos esquecemos de que, se nos levantamos para ir ao trabalho, deveríamos dar glória por isto, pois estamos vivos e este deveria ser o único combustível para deixar a nossa fé sempre acesa.

O que nos faz esfriar

Concordo com alguns comentários em que o pastor da igreja também influencia na fé de sua igreja, mas se você hoje consegui se enxergar como um irmão frio – ou morno na pior das hipóteses, talvez seja a hora de você rever se a igreja que participa é realmente aquilo que procura para a sua vida. O professor Fernando do SENAI (Maracanaú-CE), fez um comentário que me marcou bastante (livre interpretação):
As pessoas ficam mudando de igreja em igreja pois querem uma que se pareça com ela. Mas temos que parecer com os ensinamentos de Jesus. Se na palavra de Deus fala que isto deve ser assim, então deve ser assim. Mas as pessoas não querem compromisso com Deus, pois muitos sabem que muitas coisas que elas fazem não agradam a Deus, por isso vão para igrejas que não cobrem muito sobre aquilo que elas gostam de fazer de errado.
Isto parece muito também com a temperatura da fé. Uma ex-aluna me disse que a igreja dela “parece uma igreja católica de antigamente, mas sem as imagens.” Por lá, raramente alguém se comovia com as músicas ou pregações. Ficavam lá como se houvesse um check-list para ser feito. Mas quando há o poder de Deus, tudo pode acontecer, até mesmo não ter o sermão pois várias pessoas se levantam para aceitar a Jesus e isto é o mais importante.

Convido então você para uma reflexão de que tipo de crente você é, se frio, morno ou quente. Avalie-se e ore para que Deus lhe mostre se você está como Ele espera que você esteja.


Que a paz do Senhor esteja contigo sempre!

Fonte
[1] - http://estudosapocalipse.blogspot.com.br/2009/07/apocalipse-314-22.html

Recomendo
http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/apocalipse-3-15-16-3711425.html
http://estudosapocalipse.blogspot.com.br/2009/07/apocalipse-314-22.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!